O direito de existir - Árvore do Amor

O direito de existir

Muitas vezes, a única coisa que precisamos fazer é silenciar a mente, os conceitos, as opiniões. E então, nesse estado de silêncio interno, pararmos para ouvir o que as pessoas têm a dizer. Não apenas as pessoas afins, mas principalmente aquelas cujo comportamento, escolha ou opinião considerávamos estarem contrárias às nossas.

Apenas olhar, ouvir, sentir, permitir que elas se expressem sem reação imediata ou necessidade de resposta. Permitir que as pessoas existam como realmente são. Entender suas dores, seus motivos.

Não precisamos concordar. Só precisamos dar espaço para as vozes que talvez por muito tempo foram impedidas de falar, seja por repressão, falta de interesse ou de oportunidade.

Todos temos o direito de existir e o fazemos como podemos. Mas para que essa existência seja plena, precisamos que alguém nos dê a oportunidade de ser exatamente como somos, num mundo que nos diz que nunca somos suficientemente bons.

Não julgar é criar um estado de paz tanto para quem fala quanto para quem ouve. Pelo menos por hoje, permita que alguém passe a existir. Não absorva nada, apenas aceite. Depois, despeça-se e retome sua rotina sabendo que fez com o silêncio pacífico e acolhedor, muito mais do que faria com a rejeição cega e reativa.

A paz é uma construção interna e consciente que reverbera para o mundo, frutifica e salva vidas. Pratiquemos.

D.C.B

Não julgar é criar um espaço de paz tanto para quem fala quanto para quem ouve.
Ilustração: Denise Bruno Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo